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“Tecnologia” e “Humanidade”: as palavras de ordem na era do Transporte 5.0

Source:

Comunicação ABASP

Published in:

25 de out. de 2023




A indústria de transporte e mobilidade urbana está passando por uma transformação significativa, afinal a era 5.0 chegou provocando mudanças nas relações entre os usuários e o transporte público.

 

Em seu último livro Marketing 5.0 – Tecnologia para a Humanidade, Philip Kotler afirma que estamos vivendo o momento em que as empresas devem acionar o poder das tecnologias a favor da humanidade e contribuir para o bem-estar das pessoas — muito além das vendas e do consumismo. A aplicação dos conceitos do Marketing 5.0 na indústria de transporte é essencial para entender as mudanças comportamentais entre as diferentes gerações que vivem nessa era, que são Baby Boomers (1946-1964), Geração X (1965-1980), Geração Y (1981-1996), Geração Z (1997-2012) e Geração Alpha (2013 em diante).

 

Segundo o especialista em marketing em transportes e mobilidade urbana Roberto Sganzerla, a Era 5.0 se destaca por ser a primeira vez na história em que 5 gerações vivem juntas no planeta, com preferências e comportamentos contrastantes, o que traz o desafio de fazer uma mobilidade mais humana. "Como o transporte coletivo é o modal mais inclusivo e democrático, pois atende todas as pessoas, de todos gêneros, idades e classes sociais, todas as gerações estão presentes na mobilidade urbana. Portanto, é importante conhecermos as preferências e anseios de cada uma delas", afirma.

 

O escritor Kotler ainda recomenda uma atenção especial para a Geração Y, que atualmente representa a maior força de trabalho, e para a Geração Z, que contribui com novos ingressos no mercado de trabalho. Juntas, elas formam o maior mercado consumidor da história. Sendo assim, a lista de desejos e anseios dessas gerações também deve ser prioridade, inclusive no transporte.

 

É nesse cenário que entra a transição de "mobilidade urbana" para "mobilidade humana", que nada mais é do que colocar as pessoas no centro dos serviços de transporte. Antes da pandemia, a mobilidade estava focada em operações, horários e bilhetagem eletrônica. Agora, é importante focar nas pessoas. A Abasp desempenha um papel importante nessa transição ao oferecer uma experiência MaaS (Mobility as a Service), integrando diferentes modos de transporte em uma única jornada, priorizando a experiência personalizada e eficiente.

 

"Nos tempos pós-pandêmicos, o transporte coletivo toma novos contornos, que vão além do 'ir' e 'vir'. A mobilidade tornou-se um importante indutor de retomada econômica, geração de emprego, renda e qualidade de vida, proporcionando assim uma mobilidade cada vez mais inclusiva, social e humana", explica Roberto.

 

Desafios no Transporte 5.0

 

Os desafios tecnológicos do Transporte 5.0 envolvem a necessidade de atender às novas relações que as gerações Y e Z têm com produtos e serviços. Plataformas digitais que oferecem mobilidade integrada multimodal são cada vez mais comuns, permitindo aos cidadãos reservar e pagar por toda a jornada de maneira prática. Transporte 5.0 vai além de uma revolução tecnológica, pois reimagina a mobilidade centrada nas pessoas.

 

"A mobilidade 5.0 é a certeza de que o transporte é essencial para todos os aspectos da vida em coletividade. Ele precisa ser inclusivo, sustentável e adaptável às mudanças rápidas do nosso mundo. No Brasil, a organização que mais se aproxima em oferecer uma experiência MaaS, é a Abasp. Além de fazer a arrecadação e a bilhetagem dos sistemas de transporte público e privado, se destaca por ser a única clearing house de mobilidade, de natureza privada e sem fins lucrativos, da América Latina. Um modelo que permite integrar diferentes modos de transporte em uma única plataforma acessível", conta.

 

Em resumo, a aplicação dos conceitos do Marketing 5.0 na indústria de transporte e mobilidade urbana no Brasil envolve a compreensão das mudanças comportamentais entre as gerações, priorizando a experiência personalizada, eficiência e integração multimodal. A Abasp está desempenhando um papel crucial ao permitir essa integração e tornar a mobilidade mais centrada nas pessoas.

 

E para discutir essas mudanças tão importantes na era do Transporte 5.0, Roberto Sganzerla fará uma palestra no Arena ANTP 2023 – 22º Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, que ocorrerá no dia 26 de outubro, às 15h30, Sala: Arena 2, com a presença de ilustres debatedores.

 

Será um momento fundamental para mostrar como a mobilidade humana está transformando a relação das pessoas com o transporte.

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