top of page

Linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU passam a aceitar pagamento por aproximação

Source:

Mobilidade Estação

Published in:

6 de jul. de 2023

Os ônibus da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo agora contam com pagamento por aproximação. A transação pode ser realizada utilizando cartões de crédito ou débito, aproximando do validador na catraca do veículo.


A nova modalidade de pagamento está disponível nos veículos gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). Os cartões utilizados podem ser físicos ou digitais, disponíveis nas carteiras digitais nos smartphones e wearables das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

De acordo com a empresa, a modalidade de pagamento por aproximação já está disponível em 1.022 ônibus das operadoras Next Mobilidade, Viação Miracatiba e Viação Raposo Tavares. Este é um projeto piloto da Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo(ABASP), por meio da Autopass.


Até a primeira quinzena de julho, o pagamento por aproximação estará disponível em mais de 4 mil ônibus. Por isso, irão incluir linhas da Região Metropolitana de São Paulo gerenciadas pela EMTU. Algumas linhas de ônibus já permitiam pagamentos via QR Code desde 2019.


“Evoluímos do ponto de vista tecnológico e do ponto de vista de dar mais praticidade aos passageiros com 80% dos ônibus da EMTU já aceitando pagamento por aproximação”, afirma o gerente de marketing da EMTU, Paulo Reis.

Com a ampliação, a modalidade de pagamento passa a estar disponível em 100% da frota de linhas da EMTU da região metropolitana de São Paulo. Desde Grande ABCDM, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Cotia e São Roque. Além deles, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Juquitiba, São Lourenço, Embu-Guaçu e Ibiúna também aceitam o pagamento.


Ao mesmo tempo, os ônibus com a tecnologia receberam adesivos nos validadores e portas, sinalizando a possibilidade de pagamento por aproximação e os cartões aceitos.



Pagamento por aproximação no metrô

Além dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, a Autopass também ampliou o projeto piloto do sistema de pagamento por aproximação em estações. Algumas linhas do metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da ViaMobilidade também permitem essa modalidade.


Até o momento, essa forma de embarque está disponível em 13 estações: João Dias (Linha 9), Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10), Consolação (Linha 2), Brás (Linha 11), Belém (Linha 3), Tatuapé (Linha 12), Estação Aeroporto (Linha 13), Trianon (Linha 2), Campo Belo (Linha 5), Osasco (Linha 8) e Granja Julieta (Linha 9).

See the original post at:

bottom of page