Fonte:
Publicado em:
7 de jun. de 2024
A Abasp esteve presente em mais um evento que discutiu o futuro da mobilidade no Brasil. Desta vez, foi no Summit Mobilidade 2024. O evento reuniu os principais líderes, especialistas e autoridades do setor para discutir as tendências e a mobilidade. No total, mais de 500 pessoas participaram do evento, representando cerca de 137 empresas.
A abertura do evento contou com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que destacou o plano do governo federal para realizar 35 concessões de rodovias e desenvolver a infraestrutura ferroviária focada em carga. Renan, também, enfatizou a importância de planos para facilitar o deslocamento nas grandes cidades, especialmente nas periferias.
Uri Levine, cofundador do Waze, compartilhou insights valiosos sobre a evolução do Waze, destacando a importância da colaboração dos usuários na criação de soluções de mobilidade. Levine apontou que o envolvimento dos motoristas foi crucial para o sucesso do Waze e enfatizou a necessidade de considerar toda a cadeia de mobilidade ao desenvolver novas soluções. Ele alertou que veículos autônomos podem aumentar a ocupação do espaço urbano e defendeu o uso de transporte coletivo para otimizar o espaço nas cidades.
"O Summit Mobilidade 2024 foi uma grande oportunidade para se engajar com líderes e especialistas do setor, trocando conhecimentos e ideias inovadoras. Participar de eventos como este é crucial para nos mantermos a par das fraquezas e oportunidades do setor como um todo." afirma Cristiano Segattin, Gerente de Operações da Abasp.
Os Desafios do Transporte Público
Quando se trata de mobilidade urbana, o Transporte Público surge como peça fundamental para garantia do direito de ir e vir. Mas nos tempos de hoje, os gestores do setor enfrentam vários desafios como: o incentivo da população a usar esse meio de transporte, que é considerado o mais sustentável.
Por conta disso, a programação do evento contou com um painel para debater as objeções e projeções do setor.
A diretora Executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil), ressaltou a necessidade de subsídios para o transporte público e a criação de uma gestão metropolitana dedicada ao setor, dependente do apoio público.
Joubert Fortes, presidente do Conselho Administrativo da ANTPTrilhos, apontou a falta de investimentos no transporte sobre trilhos nas últimas décadas e a importância da integração entre modais para incentivar a migração de motoristas para o transporte público.
O secretário Executivo de Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, Manoel Botelho, destacou os esforços do governo na concessão de linhas metroferroviárias e na eletrificação da frota de ônibus com iniciativas como o corredor BRT ABC com veículos 100% elétricos.
Enquanto Sérgio Avelleda, consultor em Mobilidade Urbana e ex-secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, enfatizou a importância da micromobilidade e da infraestrutura viária para pedestres. Ele também abordou a questão da tarifa zero, destacando a necessidade de uma visão holística dos custos de deslocamento para implementar soluções eficazes.
"Complementando a visão do Sérgio Avelleda, é fundamental entendermos que uma abordagem holística dos custos de deslocamento não envolve apenas a tarifa zero, mas também a sustentabilidade financeira do sistema de transporte público. Precisamos equilibrar investimentos em infraestrutura, subsídios e tecnologias inovadoras para garantir que a mobilidade urbana seja acessível e eficiente para todos, sem sobrecarregar os recursos públicos." afirma Thais Pires, Gerente de Operações Financeiras da Abasp.
Compromisso da ABASP
A participação da ABASP no Summit Mobilidade 2024 reflete nosso compromisso contínuo em melhorar a mobilidade urbana. Estamos dedicados a tornar o transporte público mais atrativo e eficiente, focando na integração de modais e no uso de tecnologias inovadoras. Acreditamos que eventos como este são fundamentais para promover o intercâmbio de ideias e fortalecer parcerias que impulsionam o desenvolvimento sustentável do transporte público.
Em cada palestra e discussão ficou evidente a importância de tornar o uso do transporte público mais atrativo para os cidadãos, investindo em infraestrutura urbana e desestimulando o uso do transporte particular.
“Melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços, também é garantir que o transporte público seja acessível, seguro e conveniente para todos. Somente assim podemos promover uma mudança significativa nos hábitos de mobilidade da população." reforça Daniela Neves, Especialista de Operações e Bilhetagem da Abasp.
A ABASP continuará a desempenhar um papel crucial na centralização da bilhetagem eletrônica e na promoção de um transporte público mais eficiente para capital e região metropolitana de São Paulo.
Veja a publicação original em: