Fonte:
Comunicação ABASP
Publicado em:
19 de out. de 2023
Em um cenário pós-pandemia, a mobilidade urbana se tornou um tópico ainda mais crucial, indo além do simples deslocamento de um ponto A para um ponto B. Agora, quando falamos em mobilidade, também estamos falando sobre qualidade de vida, facilidade para o dia a dia e cuidado com as pessoas.
É nesse cenário que o conceito de "Mobility as a Service" (MaaS) ganha destaque. Ele traz a ideia de integrar diferentes modos de transporte em uma única jornada, proporcionando uma experiência mais fluida e inclusiva. E, algo que parece tão distante da realidade brasileira, já está ganhando destaque com a atuação da Abasp em algumas cidades do Estado de São Paulo.
A Abasp é responsável pelo sistema de bilhetagem TOP usado no metrô, trem e nos ônibus da EMTU de São Paulo e pela unificação da arrecadação dos sistemas. Ou seja, a associação atua como uma mobility clearing house, o que é essencial para o desenvolvimento do MaaS. Tudo isso mantendo o foco em tornar a mobilidade cada vez mais humana.
O diretor executivo da Abasp, Daniel Bulha de Carvalho, enfatiza como o modelo único da associação impacta positivamente as cidades, os usuários do transporte e as operadoras. "Os munícipes passam a integrar um sistema mais amplo, que permite se locomover entre municípios aderentes ao TOP de forma mais barata, além de contar com uma diversificação de pagamentos, seja no crédito, débito, dinheiro ou PIX. E o operador de transporte, ao fazer parte da Abasp, tem uma redução significativa nos seus custos graças ao sistema de bilhetagem e arrecadação unificado", explica.
Mas afinal, como funciona o sistema de arrecadação?
Por meio de um fluxo financeiro formado por contas garantia, denominadas Escrow Account, os recursos são recebidos e os associados são pagos de acordo com a quantidade de passageiros transportados e a tarifa pública definida pelo respectivo Poder Concedente.
Toda arrecadação pode ser acompanhada diariamente pelos associados por meio de sistemas e relatórios que garantem acesso simultâneo aos dados, constantemente fiscalizados por órgãos estatutários da Abasp, além de serem analisados, anualmente, por auditoria independente.
Daniel Bulha ainda destaca que a Abasp está preparada para superar os desafios com foco na inovação e no compromisso de colocar as pessoas no centro dos serviços de transportes.
"O modelo Abasp é único, pelo menos na América Latina e no Brasil. A adoção de práticas sustentáveis, eficientes e transparentes, com foco nas pessoas, testemunham nosso compromisso em liderar a transformação da mobilidade como um importante indutor de retomada econômica, geração de emprego, renda e qualidade de vida. A gente acredita que a mobilidade vai além de mover as pessoas", pontua.
E para discutir essas mudanças tão importantes para fazer uma mobilidade cada vez mais focada nas pessoas, o diretor executivo da Abasp fará uma palestra no Arena ANTP 2023 – 22º Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, intitulada “Transporte 5.0: Tecnologia a serviço de uma Mobilidade mais Humana”, que ocorrerá no dia 26 de outubro, às 15h30, Sala: Arena 2, com a presença de ilustres debatedores.
Será um momento fundamental para mostrar como a Abasp com seu modelo único e sua abordagem inovadora está transformando a maneira de olhar para a mobilidade.
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