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ABASP - como funciona uma Mobility Clearing House e como essa ação tem transformado o transporte público paulista




Desde dezembro de 2020, as formas de pagamento no transporte público de São Paulo deram um salto tecnológico frente às ações até então oferecidas aos passageiros do metrô, trens metropolitanos e ônibus intermunicipais. A evolução surgiu com a implantação da Plataforma TOP, gerida pela Autopass, empresa contratada pela ABASP (Associação da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo) para fazer o full service SBE, e a ABASP se posiciona no mercado como uma ‘mobility clearing house’, parte vital para a implantação do ‘mobility as a service’ (MAAS) na capital paulista. 

Com o Cartão TOP, os passageiros não precisam se preocupar em comprar bilhetes específicos para usar em cada empresa de transporte, seja ônibus, metrô ou trem. A ABASP simplifica a compra e o uso de créditos de transporte, promovendo uma mobilidade mais integrada e acessível. Cada vez que o passageiro do transporte público utiliza o cartão em uma catraca, a ABASP processa a transação e paga à empresa correspondente.

Mobility Clearing House

Como uma “mobility clearing house”, a ABASP não apenas unificou e padronizou o sistema de bilhetagem, mas também centralizou toda a arrecadação do sistema de transporte público e privado, através de uma gestão compartilhada e mais transparente para os operadores, um modelo de negócio único e pioneiro no transporte da América Latina, já que as experiências existentes são conduzidas exclusivamente pelo Poder Público.

Essa maneira de operar da ABASP - representa o modelo ‘Clearing House’ que, na tradução literal, é ‘câmara de compensação’. A expressão tem origem no setor financeiro, descrevendo uma entidade que facilita transações entre diferentes partes. No contexto da mobilidade, uma entidade como a ABASP é uma ‘Mobility Clearing House’.

Um pulo rápido no passado ajuda a clarear ainda mais esse tema.

Antes de existir a bilhetagem eletrônica pegar ônibus em São Paulo era uma tarefa complexa. Era necessário pagar a viagem com dinheiro ao cobrador ou, se tivesse vale-transporte, tinha que saber exatamente qual empresa aceitava aquele vale. Com 26 empresas operando na Região Metropolitana de São Paulo, podemos imaginar o quanto essa tarefa seria inglória. 

Hoje, para a maioria das pessoas no Estado mais populoso do Brasil, comprar uma passagem de Metrô na sua capital é tão simples, prático e rápido quanto pedir um lanche pela internet. Basta pegar o celular, abrir o aplicativo TOP para Android ou iOS e, em poucos segundos, o bilhete está garantido. E o WhatsApp, que faz parte do cotidiano do brasileiro, também é um caminho para realizar essa compra tão intuitiva, além do bilhete QR Code dentro do Google Pay.

Por outro lado, não podemos esquecer aqueles que não foram tão mergulhados na era digital desde cedo e que acabam tendo uma relação mais tradicional com o transporte público. Por isso, um importante desafio para a implementação integral do sistema de bilhetagem digital da ABASP é ter esse olhar para a diversidade de preferências e necessidades de todos os usuários.

A ideia é que haja sempre conforto e segurança no processo de compra, com suporte para os diferentes perfis de passageiros e a coexistência de tecnologias e métodos. É o que torna o ecossistema TOP, adotado em São Paulo, tão inclusivo. Afinal, o transporte público é para todos e os benefícios que tornam a vida mais prática também devem chegar a qualquer pessoa, de qualquer idade e classe social.

A introdução dos sistemas inteligentes de arrecadação mudou tudo. Hoje na maioria das cidades brasileiras o gestor do Cartão de Transporte recebe os valores dos passageiros e faz a redistribuição dos pagamentos a cada operador de transporte, conforme o seu uso. Assim, as pessoas não precisavam mais se preocupar com qual empresa opera a linha de ônibus que seria utilizada, basta ter o Cartão Transporte.

No entanto em regiões metropolitanas complexas, como a de São Paulo, onde há múltiplos modais públicos e privados, o passageiro por exemplo que mora no ABC, e queira vir a São Paulo - Capital, vai precisar ter pelo menos 3 cartões de transportes, um para se locomover dentro do seu município, outro para fazer sua viagem intermunicipal, e ainda mais um para usar os transportes municipais da capital. Algo inconcebível na era em que estamos vivendo com tanta tecnologia disponível.

Com modelo de atuação da ABASP, como Mobility Clearing House, é possível centralizar a compra de créditos, processar “os usos” de cada passageiro e pagar às empresas públicas e privados os respectivos trechos percorridos. Assim, trazendo inúmeras vantagens tanto para as pessoas, quanto para as empresas de transporte. Além de facilitar as viagens, a centralização das transações reduz custos operacionais e evita disputas financeiras.


Mobilidade como um serviço

O grande benefício que a ABASP almeja oferecer é um serviço completo ao passageiro, conhecido como Mobility as a Service (MaaS), ou mobilidade como um serviço. Imagine o usuário de transporte em São Paulo poder planejar toda a jornada com um único meio de pagamento: sair de casa de bicicleta, depois pegar o metrô e finalizar com um táxi, ou então optar por uma rota mais econômica, combinando bike, Metrô e ônibus.

Dados ABASP em 2023

Em 2023, a plataforma TOP registrou cerca de 700 milhões de transações realizadas no metrô (Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade), trens metropolitanos (CPTM e ViaMobilidade), ônibus intermunicipais (EMTU) e ônibus municipais nas cidades de Arujá, Cotia, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra.

Essa conquista não só destaca a importância monumental do transporte público na vida dos paulistanos - e a adesão das pessoas ao TOP, como também reforça nosso compromisso em colocar as pessoas no centro dos serviços de transportes, fato que proporciona ao passageiro uma mobilidade integrada multimodal. Esse resultado representa uma nova fase de avanços em nossa busca diária por um transporte público ainda mais moderno, inclusivo, acessível e sustentável.






A ABASP mudando a vida das pessoas


A ABASP pode ajudar nesse processo, registrando todos os movimentos e pagando cada operador separadamente, de acordo com o que o passageiro transitou. Isso envolve não só o transporte público, mas o privado também e outros modais - como acontece em cidades mundiais referências no assunto. A ABASP está transformando a mobilidade urbana.


Convidamos a você, leitor da Technibus e que participa deste evento enorme e importante para a mobilidade urbana e humana da América Latina, a Lat.bus, para conhecer ainda mais a operação da ABASP e entenda a importância da transformação digital que está sendo feita nos meios de pagamento da maior capital do Brasil. Acesse nosso site, no https://www.abasp-sp.com.br/ e acompanhe também nossas redes sociais, pelo Linkedin no https://www.linkedin.com/company/abasp-sp/, Instagram https://www.instagram.com/abasp.sp/

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