top of page

Como um Sistema de Bilhetagem Eletrônica impacta no funcionamento do transporte público

Atualizado: 3 de mai. de 2023

Além de facilitar o embarque com a automação das cobranças, o Sistema de Bilhetagem Eletrônica traz benefícios tanto às empresas operadoras de sistema de transportes e como aos passageiros que o utilizam.




O Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) é resultado da combinação de tecnologia, estratégia e equipamentos, e tem como principal objetivo efetuar a cobrança do acesso ao transporte público via créditos eletrônicos. Esses créditos são administrados por órgãos públicos, operadores de transportes ou associações sem fins lucrativos, como é o caso da ABASP, e são gravados em cartões utilizados pelos passageiros.


Para realizar a cobrança nestes cartões são utilizados os validadores. Estes equipamentos estão localizados nas catracas dos ônibus e nos bloqueios das estações. Além de efetuar a leitura dos dados e descontar o valor da passagem, o equipamento grava o novo valor do saldo no cartão e libera o acesso do usuário ao transporte público.



Mas quais os benefícios disso tudo?


Um Sistema de Bilhetagem Eletrônica bem planejado e desenvolvido garante uma série de benefícios para todos os envolvidos nesses trâmites. Veja alguns exemplos abaixo:



1. Benefícios para os Órgãos Públicos


Com essa tecnologia os órgãos públicos podem garantir maior efetividade na oferta de benefícios de gratuidade, pois o sistema conta com ferramentas modernas, que oferecem maior segurança ao sistema. Um bom exemplo é o reconhecimento facial no uso de cartões de subsídio.



2. Benefícios para as Empresas Operadoras de Transporte Público


O SBE emite uma série de dados sobre as operações das linhas que o utilizam, gerando relatórios primordiais para que os gestores possam tomar decisões a fim de otimizá-las para melhor atender os passageiros e reduzir custos. Além disso, o Sistema de Bilhetagem Eletrônica garante mais segurança aos veículos, que passam a circular com menos dinheiro em caixa, evitando possíveis assaltos.



3. Benefícios para os Usuários do Transporte Público


Com o avanço da tecnologia, várias ações na nossa sociedade vêm se transformando, como, por exemplo, a forma como fazemos compras. E com o Sistema de Bilhetagem Eletrônica não é diferente. Ele permite que os usuários adquiram os seus bilhetes em vários pontos de vendas, inclusive virtualmente, modalidade já ofertada no nosso sistema.


Com a plataforma TOP, os usuários podem adquirir bilhetes QR Code no modo impresso nas máquinas de autoatendimentos nas estações de metrô e trens metropolitanos, assim como em mais de 8 mil pontos comerciais credenciados, distribuídos pela capital e pela região metropolitana de São Paulo. Já o bilhete QR Code na versão digital pode ser comprado de forma antecipada por WhatsApp TOP ou pelo aplicativo TOP. Há diferentes formas de pagamento em cada canal disponível, o que aumenta o poder de escolha dos passageiros sobre a melhor alternativa. A plataforma conta também com o Cartão TOP, que é a opção mais indicada para quem usa o transporte público com frequência.


Além disso, o SBE garante aos usuários descontos nas integrações entre os modais (ônibus e trilhos) e oferece mais segurança e transparência no uso dos créditos eletrônicos.



Avanços do sistema


Como se trata de pura tecnologia, o sistema vem se atualizando constantemente. Como o passar do tempo, novas soluções vêm sendo implantadas a fim de facilitar a vida do usuário. É o caso do pagamento via cartão de crédito e débito para acessar as estações de metrô e trens metropolitanos em São Paulo, implantado há mais de um mês com boa aderência por parte do público.



Quer saber mais sobre sistema de bilhetagem eletrônica, mobilidade urbana e tecnologia, fique de olho em nosso blog. Por aqui vamos trazer vários temas interessante sobre o setor.


42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page