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SALA DE IMPRENSA

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Para maiores esclarecimentos, favor contatar nossa Assessoria de Imprensa através do e-mail: bruno.costa@brodeur.com.br.

Q&A Imprensa

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O que é a ABASP?

R: A ABASP (Associação da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, criada para apoiar, fomentar e aprimorar as atividades de bilhetagem e arrecadação nos serviços públicos de transporte coletivo de passageiros, seja no sistema metroferroviário, sistema sobre pneus ou quaisquer outros modais, com atuação inicial na Região Metropolitana de São Paulo e possibilidade de expansão para outras regiões metropolitanas e municípios do Estado de São Paulo. 

Qual o foco de atuação da ABASP?

R: O foco da atuação da entidade é promover a melhor experiência aos passageiros por meio da unificação dos sistemas de bilhetagem e arrecadação, permitindo uma maior integração e acesso a mobilidade, permitindo a diversificação das formas de pagamento e avanço constante da tecnologia adotada nos equipamentos de seus associados. 
Outro importante objetivo são os estudos para melhorias nas atividades de bilhetagem e arrecadação nos serviços públicos de transporte coletivo de passageiros em observância com a legislação e regulamentação aplicáveis.

Quais empresas fazem parte hoje da ABASP?

R: Atualmente já são mais de 40 (quarenta) concessionárias e permissionárias do transporte metropolitano de passageiros, CPTM, Metrô e municípios de Taboão da Serra, Rio Grande da Serra, Arujá e Cotia.

Como é organizada a estrutura do Conselho e dos Associados da ABASP?

R: A ABASP é composta hoje por Diretoria (2 membros), Conselho de Administração (11 membros), Conselho Fiscal (3 membros) e Comitê Técnico de Bilhetagem (7 membros). Os associados estão divididos em quatro modalidades: 
•    Fundadores: operadores do serviço público de transporte coletivo sobre pneus, na Região Metropolitana de São Paulo-RMSP, detendo tal condição por concessão ou permissão.
•    Especiais: compõem essa categoria a CPTM e o Metrô, enquanto prestadores de serviço público de transporte em veículos sobre trilhos e aderentes ao Sistema de Bilhetagem da ABASP.
•    Aderentes: operadores do serviço de transporte público, por qualquer modal, concessionárias e permissionárias contratadas do Estado de São Paulo ou dos Municípios que o compõem.
•    Participantes: outras entidades de direito privado, com personalidade jurídica ou física, que atuem com mobilidade urbana e sejam aprovadas pelo Conselho de Administração.

Como é feita a escolha dos nomes que compõem os órgãos estatutários da ABASP? 

R: Todos os membros dos órgãos estatutários possuem um mandato fixo de 03(três) anos, permitida a recondução. Os requisitos para os preenchimentos dos cargos encontram-se previstos no Regimento Interno da instituição, que detalha as exigências técnicas e restrições para ocupação dos cargos.

 

Por que a ABASP foi escolhida pelo Governo de São Paulo para ser a administradora do sistema de bilhetagem e meios de pagamento do transporte público em São Paulo?
R: A ABASP foi criada com toda transparência e aprovação dos órgãos fiscalizatórios e regulatórios para operar a bilhetagem e arrecadação do transporte público paulista. A ABASP responde e presta contas diretamente aos seus associados  e tem fornecedores estratégicos para oferecer o melhor serviço aos passageiros do transporte coletivo de São Paulo. 
 
Caso mude o comando do governo de São Paulo, a ABASP também tem seu contrato quebrado? 

R: O compromisso da ABASP é com a modernização do sistema de transporte paulista, independentemente da gestão.

 

Além de São Paulo, quais as outras operações da ABASP pelo Estado e por todo o Brasil? 

R: Nosso foco está na modernização do sistema de transporte paulista.

Como foi esse processo de análise dos negócios da ABASP pelo Ministério Público e o Tribunal de Contas de São Paulo?

R: Foi um processo bem detalhado onde colocamos todos os nossos negócios e contratos expostos para essas entidades. Com base na nossa transparência em realizar negócios, não foi localizado nenhum problema, fato que fez com que grande parte destes processos administrativos fossem encerrados ou arquivados.

Como são feitas as contratações na ABASP?
R: Por ser uma entidade de direito privado, não está obrigada a cumprir as exigências da lei de licitações. Entretanto, por se tratar de uma associação sem fins lucrativos, deve atender os requisitos previstos no seu Regulamento de Compras e Contratações, com procedimentos mais ágeis do que o setor público, porém tão rigoroso quanto a legislação existente.
 

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